top of page
Mobile Phone

ROCK E CONSERVA

Ouça nosso PodCast

Post: Bem-vindo
Foto do escritorNanda Mari

Amerika, um sarcasmo aos americanos ao estilo Rammstein


Nós todos vivemos na América, América é maravilhosa.


O grande single da banda em 2004 foi a música Amerika, onde a banda satiriza o país Americano.


No canal Oficial do Youtube, podemos assistir o vídeo, onde a banda mostra sua crítica com o AMERICAN WAY, quando vemos pessoas de outros países e culturas diferentes cantando o refrão "Nós todos vivemos na América, América é maravilhosa" e nas estrofes seguintes em alemão a letra deixa claro a insatisfação sobre a hegemonia cultural americana.


Ich kenne Schritte die sehr nützen (Eu conheço passos que são muito úteis)

Und werde euch vor Fehltritt schützen (E irá protegê-lo de erros)

Und wer nicht tanzen will am Schluss (E quem não quer dançar no final)


Aqui deixa a entender a maneira em que o estilo americano é comparado a uma dança e que mostra a todos o caminho a seguir, como um líder comandando a "dança" da vida.


Weiß noch nicht, dass er tanzen muss - (Ainda não sei se ele tem que dançar)

Wir bilden einen lieben Reigen - (Fazemos uma linda dança)

Ich werde euch die Richtung zeigen - (Eu vou te mostrar a direção )


E novamente satirizando, papai noel indo para Africa (celebridades, ricos e afins indo até o continente africano para causas filantrópicas), e mickey em Paris (Disney, o parque mais conhecido por todos em todo e qualquer lugar do mundo, tendo inclusive parques em outros países como em Paris na França).


Nach Afrika kommt Santa Claus - (Papai Noel está vindo para a África)

Und vor Paris steht Micky Maus - (E o Mickey Mouse na frente de Paris)


No vídeo vídeo, a música é cantada á filmagem de astronautas (interpretados pelos músicos da própria banda) pisando na lua remetendo as filmagens de Apolo 11. Onde fazem referencia a Moonshot, outra crítica à publicidade americana sobre seus feitos durante a Guerra Fria na corrida espacial contra a extinta União Soviética.



Uma breve história sobre o American Way

Thomas Jefferson foi quem expôs uma definição do modo de vida americana e está incorporada na Constituição dos Estados Unidos da América, o AMERICAN WAY.


Segundo Jefferson, todo ser humano é dotado de liberdade, direito à vida e direito a ser feliz. E essa deve ser a base do comportamento dos americanos.


Em 1981, o roteirista e produtor de televisão e cinema Norman Lear, fundou a People For the American Way, um grupo que compõem empresários, civis, religiosos e líderes do direito civil, para defender os valores fundamentais estabelecidos na Constituição dos Estados Unidos, que defendem a igualdade para todas as pessoas perante a lei e nutre uma nova geração de jovens líderes que lutam pelo American Way (Estilo americano - de vida).

Este conceito foi adotado no período da Guerra Fria para propagar a cultura americana fora do país. E esta, eu entendo ser a crítica contida nessa música que tem muita sátira e uma certa dose de humor ao estilo Rammstein.



Bom pessoal, por hoje é isso, e se você ainda não ouviu ou assistiu, só digo isso: Vale a pena!









Eu concordo totalmente

Rammstein está claramente "infeliz" com a hegemonia "cultural" americana [se for realmente até esse nível] em outras culturas e sociedades, que se espalhou com domínio econômico e militar nos últimos 70 anos. Micky Mouse em Paris, Burger King, fumar cigarros, pizza, curvar-se ao óleo, etc. são aspectos decepcionantes e verdadeiros do excesso de confiança / dependência americana e do desenvolvimento de tal nível de consumismo, "cultura leve", e até mesmo avanços tecnológicos [eu interpreto as cenas / referência da Apollo como a América usando o moonshot como uma performance publicitária, o que foi, eu acho]. Embora eu concorde com o efeito degradante dessa baixa cultura americana, eu aceito os pousos na lua. No geral, sem uma sociedade global interconectada, é difícil imaginar uma situação positiva sem uma situação mais positiva na Amerika como a potência mundial dominante. Quando a Amerika 'vai mal' em qualidade ou quantidade positiva, ela afeta outras culturas para o bem (fiel a princípios declarados) ou ruim. Fim do discurso, espero não ter ofendido.

O sarcasmo usado na música é típico do Rammstein: Eles estão cantando uma música obviamente contra a América e a fazem apenas parte em inglês, sabendo que os fãs americanos cantarão junto enquanto eles não sabem o verdadeiro significado. É o mesmo com o novo single "Pussy": Parte do pensamento em língua alemã, isso é especialmente para os ouvintes americanos - as palavras alemãs usadas no texto são conhecidas e compreendidas por todos os americanos. Eles podem cantar junto. Isso, combinado com Rammstein sabendo que o texto é muito obsceno para ser reproduzido nos EUA, constitui um escândalo perfeito e, portanto, perfeita atenção pública.


0 visualização0 comentário

Comments


Post: Blog2_Post
bottom of page