Na manhã do dia 24/11, André Fernandes, deputado estadual do Ceará fez uma denuncia no canal do Youtube do Terça Livre, mencionando com documentos o interesse do governo do estado em adquirir câmeras com monitoramento facial de uma empresa do PCChinês.
A empresa é a Dahua Tecnology, e segundo o Deputado, o governador do Ceará esteve na China no ano passado com o interesse na empresa e negociações entre o estado e o país comunista e fez uma comparação do crescimento em relação a exportação em 2020 e 2019 entre Ceará e China que cresceu mais de 60% mesmo em meio a pandemia.
Em maio desde ano, iniciou o acolhimento da proposta de aquisição para equipamentos de segurança publica pelo governo cearense. O edital apresentava requisitos que só a empresa chinesa poderiam cumprir através do fabricante com protocolos adotados pela empresa. As exigências excluíam a concorrência deixando assim apenas a escolha pela empresa chinesa.
O Tribunal de Contas do Estado do Ceará aceitou a impugnação do contrato de licitação aberto por uma das empresas prejudicada.
Também há uma PL que tratou do assunto sobre vigilância com equipamento estatal o qual pessoas seriam monitoradas através de câmeras públicas e particulares onde na PL haveria uma possível adequação dos equipamentos para equipamentos chinês.
No portal do Terça Livre é possível baixar o documentos que estão disponíveis em PDF.
Comments