ISTAMBUL - Um forte terremoto atingiu sexta-feira no Mar Egeu, entre a costa turca e a ilha grega de Samos, desabando edifícios na cidade de Izmir, no oeste da Turquia. As autoridades disseram que pelo menos seis pessoas morreram e muitos ficaram feridos.
Um pequeno tsunami atingiu o distrito de Seferisar de Izmir, disse Haluk Ozener, diretor do Observatório Kandilli e Instituto de Pesquisa de Terremotos, com sede em Istambul. Pelo menos quatro pessoas ficaram ligeiramente feridas em Samos, onde foi emitido um alerta de tsunami.
Um terremoto de magnitude 7,1 ocorreu perto da vila de Kontakaíika, na Grécia. O tremor foi registrado por volta do meio-dia de sexta-feira, 30 de outubro de 2020, às 13h51, horário local, em uma profundidade de 10 km abaixo da superfície.
O evento foi arquivado pelo Centro Alemão de Pesquisa de Geociências em Potsdam (GFZ), a primeira agência sismológica a relatá-lo.
Tsunami induzido por terremoto aumenta os danos. É importante ressaltar que logo após o terremoto um mini-tsunami também atingiu o porto de Samos e as pessoas foram orientadas a ficar longe das áreas costeiras. O tsunami atingiu a costa continental de Izmir, na Turquia, não muito longe da ilha de Samos, com o terremoto causando muito mais danos nesta grande cidade, à medida que edifícios mais frágeis desabaram e as pessoas escalaram os escombros para localizar entes queridos. Alguns pescadores também desapareceram no tsunami. Levará mais tempo para avaliar todos os danos que a Grécia e a Turquia sofreram com este poderoso terremoto.
Comments